Começa na Arquidiocese, a Jornada Vocacional e Missionária

A abertura da Jornada Vocacional e Missionária na Arquidiocese ocorreu no dia 08 de outubro. Seminaristas, leigos e sacerdotes, com os símbolos vocacionais (cruz, barco e o ícone do Discípulo Amado) saíram em caminhada, com a oração do terço, do Seminário Teológico Convívio Emáus, no bairro Pantanal, em Florianópolis, em direção à Paróquia da Santíssima Trindade.

Na Igreja Matriz da Trindade, todos participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Geral, Pe. Vitor Galdino Feller, e concelebrada por outros sacerdotes.

Entre 08 de outubro e 25 de novembro, os símbolos vocacionais estarão percorrendo as 13 foranias da Arquidiocese.

Jornada Vocacional e Missionária (JOVEM) é uma atividade da Ação Evangelizadora “Cada Comunidade – Uma Nova Vocação”. O objetivo é viver uma experiência revigorante em vista do fortalecimento da cultura vocacional em todas as comunidades, com a presença e a participação da juventude.

Padre Vitor durante a homilia.

A JOVEM teve início em 02 de fevereiro (Dia da Vida Consagrada), na Diocese de Joaçaba. O término será no dia 25 de novembro (Conclusão do Ano do Laicato e dia de Santa Catarina de Alexandria).

Símbolos da Jornada Vocacional e Missionária

Cruz: Símbolo dos cristãos, da fé em Jesus Cristo e da missão de todo batizado em evangelizar.

Cor amarela: representa a nobreza, a alegria, a juventude.

 Maria: Referência ao tema da próxima Jornada Mundial da Juventude e à padroeira do Brasil. Em seu manto a representação das contas da dezena do terço, oração mariana pelas vocações.

Cor azul: Representa o manto de Nossa Senhora

Barco: Simbolo Vocacional da própria Igreja de Cristo e da unidade dos cristãos.

Cor ciano: representa harmonia, paz, contemplação.

Ícone do Discípulo Amado

O ícone do Discípulo Amado é citado no Documento Preparatório do Sínodo: “Na leitura tradicional do Quarto Evangelho ele é a figura exemplar do jovem que escolhe seguir Jesus, e o discípulo que Jesus amava” (p. 15).

Ícone do Discípulo Amado

Como cita o Papa Francisco: “É possível ainda hoje voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo. Face à generalizada sensação duma fé cansada ou reduzida a meros deveres a cumprir, os nossos jovens têm o desejo de descobrir o fascínio sempre atual da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos e, enfim, sonhar – graças a Ele – com uma vida plenamente humana, feliz de gastar-se no amor” (Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial de Oração pelas vocações – 07 de maio de 2017 – IV Domingo da Páscoa).

CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA DA JORNADA VOCACIONAL E MISSIONÁRIA

Crédito fotos: Ricardo Righetto

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.