Mobilize sua comunidade para o Dia Mundial dos Pobres

Neste ano, o II Dia Mundial dos Pobres será no domingo, 18 de novembro. A mensagem do Papa Francisco para este dia foi inspirada no Salmo 34: “Este pobre clama e o Senhor o escuta”. Segundo o Papa, “as palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou à Caritas Brasileira o processo de animação da Jornada Mundial dos Pobres, a ser celebrada na Semana da Solidariedade, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de novembro.

Segundo a Organização das Nações Unidas, em um relatório sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, de maio deste ano, 6,5% da população mundial continuará na pobreza extrema até 2030.

Ações

Entre as ações sugere-se para esta jornada a realização de gincanas para arrecadação de alimentos e roupas; celebrações da Palavra e eucarísticas; estudo da mensagem do Papa Francisco; atividades em espaços de medida socioeducativa, asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua etc. Organize ainda uma partilha fraterna de refeições, com pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.