Quaresma – tempo de reflexão e ação cristã

Peçamos ao Senhor, que nos conduza pelo Seu Espírito Santo a vivenciar de forma mais profunda este tempo quaresmal. Tempo de recolhimento, de contemplar com mais ardor a Paixão do Senhor que nos atrai para o Seu olhar misericordioso que tudo suportou por amor a cada um de nós.

Papa Francisco na homilia da Santa Missa de quarta-feira de cinzas (26/02/2020) exortou a todos dizendo que: “Quaresma é tempo de graça, para acolher o olhar amoroso de Deus sobre nós e, assim contemplados, mudar de vida. Estamos no mundo para caminhar da cinza à vida”.

A Comunidade Católica Abbá, Pai vivencia mais esta quaresma no espírito de oração, formação, abstinências e jejuns. Somos fortalecidos nesta vida comunitária que nos toca o coração e nos proporciona ir ao encontro do próximo.

A Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. Seu lema é: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Somos chamados a refletir sobre a Parábola do Bom Samaritano (Lc.10, 25-37), a ter responsabilidade pelo próximo, descer dos nossos “cavalos” e ir ao encontro daquele que precisa de cuidado, de um olhar, de uma palavra. Como bem fala o Papa Francisco, uma Igreja que sai, vai ao encontro para socorrer. (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 2013)

A quaresma é este tempo especial no calendário litúrgico que nos propõe ter uma postura amorosa com maior intensidade, e “quando percebermos que o cálice da vida não é apenas o cálice da tristeza mas, também o da alegria é que poderemos bebê-lo.” (Henri Nouwen. Podeis beber o cálice?, p. 46)

Alessandra Dias da Silva
Cofundadora – Comunidade Abbá, Pai