Menu fechado

Liturgia


6ª-FEIRA DA 6ª SEMANA - TEMPO COMUM

Foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor
confundiu a linguagem de todo o mundo.
Leitura do Livro do Gênesis 11, 1-9
Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras.
E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e ali se estabeleceram.
E disseram uns aos outros: 'Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo'. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa.
E disseram: 'Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra'.
Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
E o Senhor disse: 'Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuserem.
Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros'.
E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade.
Por isso, foi chamada Babel, porque foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e de lá dispersou os homens por toda a terra.
Palavra do Senhor.
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
O Senhor desfaz os planos das nações / e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, / e os pensamentos que ele traz no coração, / de geração em geração, vão perdurar.
R.
Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, / e a nação que escolheu por sua herança!Dos altos céus o Senhor olha e observa; / ele se inclina para olhar todos os homens.
R.
Ele contempla do lugar onde reside / e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um / e por todos os seus atos se interessa.
R.
Quem perder a sua vida por causa de mim
e do Evangelho, vai salvá-la.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8, 34-9, 1
Naquele tempo:
Chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.
Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.
Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?
E o que poderia o homem dar em troca da própria vida?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos. '
Disse-lhes Jesus: 'Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder. '
Palavra da Salvação.

CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO - SANTORAL

Eu, presbítero como eles,
testemunha dos sofrimentos de Cristo.
Leitura da Primeira Carta de São Pedro 5, 1-4
Caríssimos:
Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada:
Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente;
não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho.
Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
Palavra do Senhor.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
R.
Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!
R.
Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.
R.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
R.
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-19
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas'.
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'.
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus'.
Palavra da Salvação.