Menu fechado

Liturgia


5ª-FEIRA DA 28ª SEMANA - TEMPO COMUM

O homem é justificado pela fé,
sem a prática da Lei judaica.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 3, 21-30
Irmãos:
Agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas;
justiça de Deus essa, que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante desta justiça não há distinção:
todos pecaram e estão privados da glória de Deus,
e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo.
Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora,
no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo, e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus.
Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? - Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? - Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé.
Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica.
Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos.
Pois Deus é um só.
Palavra do Senhor.
No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!
Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! / Vossos ouvidos estejam bem atentos / ao clamor da minha prece!
R.
Se levardes em conta nossas faltas, / quem haverá de subsistir?Mas em vós se encontra o perdão, / eu vos temo e em vós espero.
R.
No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra. A minh'alma espera no Senhor / mais que o vigia pela aurora.
R.
Peçam contas do sangue de todos os profetas,
desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 47-54
Naquele tempo, disse Jesus:
Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram.
Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: 'Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles,
a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo,
desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração.
Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar. '
Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos.
Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Palavra da Salvação.

SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Nós somos cidadãos do céu.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 3, 17-4, 1
Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos.
Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo.
O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas.
Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo.
Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas.
Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.
Palavra do Senhor.
De todos os temores o Senhor me libertou.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
R.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.
Palavra da Salvação.