Menu fechado

Liturgia


3ª-FEIRA DA 33ª SEMANA - TEMPO COMUM

Deixarei aos jovens o nobre exemplo
de como se deve morrer com entusiasmo
e generosidade pelas veneráveis e santas leis
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus 6, 18-31
Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca.
Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda,
depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer.
Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara.
Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade.
Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos.
E acrescentou: 'Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros;
seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte, eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra.
E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso.
Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice,
e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis'. Ditas esta palavras, caminhou logo para o suplício.
Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer.
Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre gemidos: 'O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho'.
Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação.
Palavra do Senhor.
É o Senhor quem me sustenta e me protege!
Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; / quanta gente se levanta contra mim!Muitos dizem, comentando a meu respeito: / 'Ele não acha a salvação junto de Deus!'
R.
Mas sois vós o meu escudo protetor, / a minha glória que levanta minha cabeça!Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, / do Monte santo ele me ouviu e respondeu.
R.
Eu me deito e adormeço bem tranqüilo; / acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. Não terei medo de milhares que me cerquem / e furiosos se levantem contra mim.
R.
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!/
O Filho do Homem veio procurar
e salvar o que estava perdido.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19, 1-10
Naquele tempo:
Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo.
Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa. '
Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!'
Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais. '
Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.
Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. '
Palavra da Salvação.

SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRÍGUEZ E SÃO JOÃO DEL CASTILLO, PRESB. E MÁRTIRES - SANTORAL

Trabalhai para a vossa salvação;
Deus é que realiza em vós. tanto o querer como o fazer.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2, 12-18
Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor.
Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente.
Fazei tudo sem reclamar ou murmurar,
para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo.
Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.
E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós.
Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo.
Palavra do Senhor.
O Senhor é minha luz e salvação!
O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei?
R.
Quando avançam os malvados contra mim, / querendo devorar-me, / -são eles, inimigos e opressores, / que tropeçam e sucumbem.
R.
Se contra mim um exército se armar, / não temerá meu coração; / se contra mim uma batalha estourar, / mesmo assim confiarei.
R.
Ao Senhor eu peço apneas uma coisa, / e é só isto que eu desejo: / habitar no santuário do Senhor / por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor / e contemplá-lo no seu templo.
R.
Se me perseguiram a mim,
também perseguirão a vós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 18-21. 26-16, 4
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: `O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Quando, porém, vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo.
Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada.
Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus.
Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim.
Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora. Não vo-lo disse desde o início, porque estava convosco'.
Palavra da Salvação.