Menu fechado

Quem Somos

História

Em julho de 1997, quando era Arcebispo de Florianópolis Dom Eusébio Oscar Scheid, no primeiro ano do triênio de 1997-1999 (anos dedicados às três pessoas da Santíssima Trindade – ao Filho, ao Espírito Santo e ao Pai, nesta ordem), instituído pelo Papa João Paulo II, durante seu Pontificado, dois casais atuantes na Renovação Carismática Católica da Grande Florianópolis reuniram-se pela primeira vez com o fito de discernir a vontade de serem uma comunidade vocacional.

Somente em outubro de 1999, ano do referido triênio dedicado à pessoa do Pai, após discernirem o chamado que sentiam, cinco leigos de um grupo de 11 pessoas que oravam na intenção de abraçarem a vida fraterna o fizeram, sendo estas cinco pessoas os dois casais reunidos em 1997 e mais uma leiga solteira.

Entre eles ficou discernido ser o casal Ivano Alves Pereira e Simone Pereira os fundadores da comunidade nascente, os quais formaram com os cofundadores (Bernardo Elizandro da Silva Júnior, Alessandra Dias da Silva e Simone Peixoto) o primeiro Conselho Consultivo e Deliberativo da Comunidade Abbá, Pai.

Depois de um período gestacional de dois anos, em outubro de 2001, os cinco leigos que participaram da fundação da comunidade proferiram seus compromissos públicos, durante a missa de encerramento do primeiro evento de formação promovido pela Abbá, Pai.

Em 1º de outubro de 2008, a Comunidade Católica Abbá, Pai, com sede provisória no Centro de Florianópolis e filiais no Bairro Bela Vista I, em São José, e no Bairro Timbé, em Tijucas, recebeu seu reconhecimento eclesial como “Associação Privada de Fiéis”, nos termos dos cânones 298 e 299 do Código de Direito Canônico, em decreto assinado pelo então Arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, iniciando, assim, seu enquadramento canônico oficial como “Nova Fundação”.

Carisma

A Comunidade Católica Abbá, Pai nasceu com o Carisma de proclamar o amor, a misericórdia do Pai, pela santificação dos relacionamentos afetivos, a começar pelos familiares.

Para o cumprimento de nossa vocação Abbá, Pai, somos convidados a nos relacionarmos com Deus, que é amor, no entendimento de que o verdadeiro amor é a comunhão, que é Deus, do Pai, com o Filho, no Espírito Santo.

O amor a ser proclamado, a começar por meio da vida dos membros desta Comunidade, é entendido em níveis de aprofundamento no amor, nesta ordem: gratidão, piedade, compaixão e misericórdia. Sendo que, especialmente esta última, abre-se, no coração do Pai, para o infinito.

Esse chamado ao amor, que nos leva a nos voltarmos à santificação de nossos relacionamentos afetivos (nos níveis da família nuclear, da grande família, social e universal), deve acontecer como resposta ao chamado do amor, entendido nesses três mandamentos:

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas (Lc 10,27).
  2. Amar ao próximo como a si mesmo (Lc 10,27).
  3. Amar como Cristo nos amou (Jo 15,12).

A caridade é um chamado especial a todo vocacionado e está na raiz e na meta dos demais compromissos evangélicos, expressando o propósito de amar a todos os irmãos.

Este ideal é traduzido com perfeição na Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15, 11-32).

Missão

A partir do Carisma Abbá, Pai, nasce a Missão Abbá, Pai, centrada na evangelização (pelo anúncio, pela catequese e pela formação laical), no voluntariado cristão e no propósito de ser fermento misturado à massa, a fim de fermentá-la para Cristo.

EVANGELIZAÇÃO

A evangelização a ser abarcada pela Abbá, Pai pressupõe o anúncio a partir do testemunho pessoal de conversão ao Evangelho de Jesus Cristo.

Para o anúncio são utilizados todos os métodos pedagógicos cristãos e meios de comunicação social disponíveis, por meio da palavra, da imagem, da escrita e da música.

A catequese visa atingir tanto as crianças, antes mesmo da preparação à comunhão (pré-catequese), ou seja, desde o seu nascimento, quanto os adolescentes e jovens, assim como os adultos de todas as idades.

FORMAÇÃO

A formação, interna e externa, na Abbá, Pai é desenvolvida segundo a dimensão tomista (no conhecimento da Palavra e no crescimento da fé pela razão) e a holística (de transformação do homem entendido como um todo – sentimento, pensamento e atitude – para poder ver, julgar e agir).

VOLUNTARIADO

Para viver a dimensão de sua Missão no voluntariado cristão, a Abbá, Pai sempre manterá uma Central de Voluntários, supervisionada por seu Conselho Consultivo e Deliberativo, com o fito de formar, encaminhar e monitorar seus vocacionados e amigos no serviço voluntário. Essa central também cadastrará instituições a serem assistidas, mantendo com elas diálogo constante e colaborando, no que for viável, para o bem-estar e evangelização de seus assistidos e funcionários.

TRANSFORMAÇÃO

A Missão Abbá, Pai caminhará na busca de sermos fermento na massa (Mt 13,3), capacitados pelo Pai para fermentá-la em Cristo, pela ação eficaz do Espírito Santo de Deus.

Abaixo Missões em destaque:

  • VOLUNTARIADO NO PRESÍDIO DE FLORIANÓPOLIS
  • VOLUNTARIADO NO HOSPITAL INFANTIL
  • VOLUNTARIADO NA ORIONÓPOLIS CATARINENSE
  • VOLUNTARIADO NO ASILO IRMÃO JOAQUIM
  • VISITAS A ACAMADOS
  • MINISTÉRIO DE CASAIS
  • ESCOLA DE PAIS
  • ALIANÇA JOVEM
  • CLUBINHO ABBÁ, PAI
  • GRUPO DE TERAPIA FAMILIAR
  • MINISTÉRIO DE MÚSICA
  • OBRAS LITERÁRIAS
  • PROGRAMAS DE TV
  • ACONSELHAMENTO E ORAÇÃO
  • ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
  • ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
  • ESCOLA DE FORMAÇÃO
  • PALESTRAS
  • PREGAÇÕES
  • EVENTOS

Espiritualidade

A Comunidade Abbá, Pai adotou como seus dois baluartes São Tomás de Aquino e Santa Terezinha do Menino Jesus, luzeiros em seu caminho vocacional.

Em proximidade com a vida e os escritos de Santa Terezinha, a Abbá, Pai pôde compreender que a sua espiritualidade, além de eucarística (centrada, especialmente, na pessoa de Jesus) e carismática (centrada, especialmente, na pessoa do Espírito Santo), é também contemplativa (centrada, especialmente, na pessoa do Pai, criador de todas as coisas), sendo assim Trinitária.

Aprofundando-se na vida e obra de São Tomás, a Comunidade pôde descobrir que sua missão pastoral deve ser direcionada, preferencialmente, para a formação laical, não apenas anunciando a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo, com ênfase à centralidade da fé cristã (Deus é amor e somos chamados a amar como Cristo nos tem amado), mas também investindo na formação tomista e holística de seus membros, levando-os, assim, a serem, na Igreja, agentes de formação cristã para toda a comunidade laical, e, no mundo, testemunhas conscientes do amor de Deus, atuando como fermento na massa.

Assim, partimos para a descoberta e a vivência de uma espiritualidade, afetividade e entendimento cristão à luz do Carisma Abbá, Pai.

Fundadores

O Carisma Abbá, Pai nasceu no coração do casal fundador, Ivano Alves Pereira e Simone Pereira. Ele, nascido no Rio de Janeiro, em 17-08-1964, e ela, em Florianópolis, em 29-01-1970, conheceram-se em Florianópolis em outubro de 1989. Após namoro e noivado, receberam o Sacramento do Matrimônio na tarde do dia 27-04-1997, na Capela do Divino Espírito Santo, em Florianópolis.

Naquele ano, chegou aos seus corações o chamado à vida fraterna, sendo que somente em outubro de 1999 ficou discernido o Carisma Abbá, Pai: Proclamar o Amor, a Misericórdia do Pai, pela santificação dos relacionamentos afetivos, a começar pelos familiares.

Ivano é profissional da área da Saúde há mais de 20 anos, sendo especialista e mestre na área de Odontologia; e Simone, além de escritora, atua na área Jurídica há 15 anos: sendo especialista em Processo do Trabalho, em Direito do Trabalho e em Assédio Moral. Eles são pais de Mariah, nascida em 2003, e André, em 2004.

Da vida de fé e oração que cultivam junto à Renovação Carismática Católica desde o ano de 1989, nasceram duas obras teológicas escritas por Simone, como segue:

Descobrindo o Caminho da Espiritualidade – Paulus, 1999, 4a Edição.
Amar: chamado divino, vocação humana – Paulinas, 2008.

Cabe registrar que, quando Deus suscitou no coração do casal fundador o chamado à vida fraterna, em 1997, também chamou os cofundadores Bernardo Elizandro da Silva Júnior e sua esposa, Alessandra Dias da Silva. Em 1999, quando nasceu o Carisma Abbá, Pai, também a leiga Simone Peixoto passou a integrar a cofundação da Abbá, Pai.

Desde a fundação da Comunidade, os cofundadores colaboram no discernimento do Carisma Abbá, Pai, em apoio espiritual à missão do casal fundador, conforme desejado pelo Senhor.

Administração

A Comunidade Católica Abbá, Pai é governada pelos moderadores gerais e coordenada pelo coordenador geral, com o apoio de seu conselho consultivo e deliberativo e conselho geral, este último integrado pelo bispo da diocese de origem, pelos sacerdotes conselheiros espirituais da Abbá, Pai, seus fundadores e cofundadores.

A Obra Abbá, Pai integra a Comunidade Católica Abbá, Pai e a Associação Católica Abbá, Pai, entidades correlatas, em nível eclesial e civil, as quais são, respectivamente, coordenadas e presididas, atualmente, por seu fundador e coordenador, Ivano Alves Pereira.

A Comunidade tem escritório no bairro Bela Vista I, no município de São José, em Santa Catarina; casa de formação na localidade de Timbé, na cidade de Tijucas, no mesmo Estado; uma central de voluntariado, que atende crianças, deficientes, doentes e idosos de sete instituições beneficentes; além de uma central de evangelização, que presta serviço de anúncio onde é solicitada, especialmente pela música e pela formação, sempre gratuitamente.

Cabe destacar que a autoridade dentro da Comunidade é entendida, acolhida e praticada como serviço em prol do Reino de Deus e dos irmãos, exercida em unidade, oração, discernimento, humildade, santidade e justiça, em consonância com a fé, a esperança e o amor de Cristo.

Nesta mesma moção, a Obra Abbá, Pai vive da Providência Divina, sendo que esta Providência age no meio de nós e se realiza através do trabalho e partilha de seus vocacionados e de doações de seus amigos e simpatizantes.