Menu fechado

Bispos de Santa Catarina viajam a Roma

Os Bispos e representantes da Conferência Nacional do Bispos do Brasil CNBB Sul 4, que corresponde ao Estado de Santa Catarina, estão em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum. A visita é uma obrigação dos bispos diocesanos, para se encontrarem com o Papa a cada cinco anos, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesta visita, os Bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses da CNBB Sul 4 e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Durante a visita, os Bispos discursam nos Dicastérios para: a Evangelização; a Doutrina da Fé; o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; a Comunicação; os Bispos; os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; a Causa dos Santos; a Promoção Desenvolvimento Humano Integral; a Cultura e Educação; o Clero; os Leigos, a Família e a Vida.

Neste período, os Bispos ficam hospedados na Domus Vaticanae, instituída no dia 05 de maio de 2022, pelo Papa Francisco, que reúne quatro Fundações: “Domus Sanctae Marthae”, “Domus Romana Sacerdotalis”, “Domus Internationalis Paulus VI” e “Casa San Benedetto“; todas destinadas à hospitalidade. As três primeiras têm como objetivo oferecer hospitalidade, em espírito de fraternidade sacerdotal, aos clérigos que prestam serviço na Cúria Romana, cardeais, bispos, pessoal diplomático da Santa Sé, bem como aos padres e Bispos que chegam a Roma para encontrar-se com o Papa ou para participar de eventos do Vaticano. A Fundação “Casa San Benedetto” foi criada para proporcionar uma residência adequada ao pessoal aposentado que serviu à Santa Sé nas Representações Pontifícias.

Os Bispos fazem suas orações e algumas Celebrações Eucarísticas na Capela da “Domus Romana Sacerdotalis”, onde estão hospedados. Possuem missas programadas em outros locais: dia 24 – Basílica de São Pedro (07h30); dia 25 – Pontifício Colégio Pio Brasileiro (18h30); dia 26 – Arquibasílica de São João do Latrão (07h30); dia 27 – Basílica de Santa Maria Maior (07h30); dia 28 – Basílica de São Paulo Fora dos Muros (16h00) e dia 29 – Catacumba de Santa Domitila (09h00). As celebrações acontecerão no fuso horário de Roma. Outras visitas programadas: a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e a Secretaria de Estado. Os compromissos em Roma são do dia 22 de outubro a 2 novembro.

Fonte: CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva.

Itens relacionados