Menu fechado

Comunidade celebra 25 anos de vivência no Carisma do Amor Abbá Pai

Em outubro de 1999, tornamos público o nascimento da Comunidade Católica Abbá Pai, depois de termos, por dois anos, a partir de julho de 1997, nos reunido e orado para discernir aquele chamado que nos inquietava.

Agora, contamos 25 anos daquela data oficial, daquele tempo, quase na virada do século, quando assumimos compromissos públicos, como leigos e leigas, de viver o Carisma do Amor Abbá Pai, enraizado na misericórdia e nos relacionamentos familiares.

Se formos à etimologia da palavra, bodas é um termo vindo do latim e se refere a  “voto ou promessa” que deve ser festejada porque resistiu ao tempo e às adversidades. Então, podemos dizer que estamos celebrando as bodas de prata da Abbá Pai.

Nestes 25 anos, evangelizamos através do rádio, da televisão, das redes sociais, de cd musical, de livros, de revistas e dos mais variados eventos de evangelização. Na parte social, prestamos assistência a crianças, idosos, pessoas com deficiência, enfermos e presidiários. Na vida da Igreja, buscamos a unidade e servimos a grupos, movimentos e pastorais dentro e além de nossa Arquidiocese, aonde fomos chamados. E, nestes últimos tempos, desde julho de 2017, estamos entregues à construção de uma morada para Ele derramar a Sua misericórdia, e por isso a chamamos de Morada da Misericórdia.

No entanto, o primordial é que, ao longo deste tempo, fomos mergulhados (verdadeiramente imersos), lavados, restaurados e potencializados no Espírito d’Ele, que em nós clama Abbá Pai (Gálatas 4,6). O mais significativo não foi aquilo que fizemos nestas mais de duas décadas, mas sim a força do desejo persistente de permanecer e ser “um com o sagrado”. Foi esta chama que nos fez repartir, com alegria e liberdade, do que tínhamos e do que somos. Neste período lindo e desafiador, cuidamos das Suas coisas, e Ele cuidou caprichosamente das nossas, mais do que teríamos feito se apenas a elas nos dedicássemos.

Por tudo isto, neste último sábado, 16/11, festejamos nossos 25 anos, em uma tarde dedicada às famílias. Reunimos crianças, jovens e adultos – entre vizinhos, amigos e familiares – na Morada da Misericórdia, lá no Timbé de Tijucas-SC. Organizamos espaços para atividades de natureza lúdica, esportiva, contemplativa, gastronômica, musical e de avivamento; e a tarde foi encerrada com a celebração da Santa Missa, quando ocorreu a renovação dos votos de 12 leigos consagrados de caminhada e a profissão dos primeiros votos de consagração da vocacionada Lenice Nascimento.

Diante de tão significativa data, lembramos que, quando decidimos ser Abbá Pai, decidimos abraçar um tesouro. A aliança, sinal externo do consagrado da Abbá, é símbolo que lembra o extraordinário que nos santifica. Mas, o verdadeiro consagrado leva dentro de si uma aliança que ninguém pode roubar, trocar ou perder. Sua vida não lhe pertence mais. Como Cristo, ele a dá livremente (João 10,18). Por isto, quem é  “com o sagrado” está sempre disposto a comunicar a boa nova do Evangelho; vive para servir, pois conhece a quem está servindo. A aliança não nos define, pois somente os nossos corações podem definir o que este sinal representa em nossas vidas. E que seja amor! O mais puro amor, por Ele, n’Ele e para Ele, O Sagrado.

Ivano e Simone Pereira
Casal Fundador Abbá Pai

Itens relacionados