Menu fechado

Congresso Eucarístico Nacional encerra hoje

O 18º Congresso Eucarístico Nacional, iniciado no dia último dia 11, tem seu encerramento nesta terça-feira, 15 de novembro.

A programação contou com conferências e oficinas, durante as manhãs, e duas catequeses públicas na parte da tarde nos principais pontos das duas cidades. Simultaneamente ao 18º CEN aconteceu o simpósio teológico, de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

O evento foi organizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Palavra do Arcebispo Metropolitano de Florianópolis

De 12 a 15 de novembro de 2022 é a data do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em Recife. A Igreja de todo Brasil está convidada a voltar-se em atitude de adoração a Cristo presente na Hóstia Consagrada. O tema: “Pão em todas as mesas”. Lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França. Foi organizado por uma senhora, Emile Tamisier. Esta iniciativa recebeu o apoio do Papa Leão XIII e passou a ser organizado em várias dioceses. O tema do primeiro Congresso Eucarístico foi: “A Eucaristia salva o mundo”. Tinha como grande objetivo renovar a fé em Cristo presente na Eucaristia.

Os primeiros congressos foram inspirados pela fé viva na presença real de Cristo no Sacramento da Eucaristia. O culto da Eucaristia se manifestava de modo particular pela Adoração solene da Eucaristia e pelas grandiosas procissões. Com Pio X (1903-1914) recebeu um acento para que houvesse um incremento da comunhão frequente dos adultos e a primeira eucaristia das crianças. No pontificado de Pio XI (1922-39) foi intensificada a dimensão missionária: propagar no mundo todo a centralidade da Eucaristia. Com o Congresso de Munique (1960) é difundida a figura do “altar do mundo”. A celebração eucarística torna-se o centro e ápice de todas as manifestações e formas de devoção eucarísticas.

Figura central para entender todo o desenvolvimento da devoção eucarística é São Pedro Julião Eymard. Foi o grande promotor da Adoração Eucarística. Viveu para a Eucaristia, fundou uma congregação de sacerdotes dedicados à adoração, os Sacramentinos. Afirmava: “É preciso fazer Jesus Eucaristia sair do seu retiro para pôr-se de novo à testa da sociedade cristã que há de dirigir e salvar. É preciso construir-lhe um trono, rodeá-lo de uma corte de fiéis servidores, de uma família de amigos, de um povo adorador”. São João Eymard foi canonizado no encerramento da primeira sessão do Concílio Vaticano II, em 9/12/1962.

Em Recife está sendo levantado o altar do Brasil. Todas as dioceses, paróquias, comunidades do Brasil estão convocadas a voltar-se para Cristo presente na Hóstia Consagrada e adorá-lo. Também nós da Arquidiocese de Florianópolis reservaremos um momento, na semana do Congresso Eucarístico, em todas as comunidades, para estarmos, em Cristo, profundamente unidos a todas as comunidades da Igreja do Brasil.

Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis e CNBB.

Itens relacionados