A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) aconteceu no último domingo, 23, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos. O evento foi promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Florianópolis e contou com a presença de aproximadamente mil jovens de diversas expressões católicas.
Com o tema “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), a JAJ promoveu diferentes momentos para que os jovens pudessem vivenciar e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo. A palestra do professor Thiago Chaves, do Movimento de Emaús, abordou a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, lançada pelo Papa Francisco. Nela, fala-se da importância da juventude ter como exemplo a figura de Jesus em seu dia a dia.
“Fico muito feliz em compartilhar com esses jovens o quanto é bom amar a Deus e respeitar o próximo. Estamos vivendo momentos de desentendimento de ideias e ideologias, e tudo o que cabe é acreditar no Senhor para que de fato a gente faça o bem e seja o caminho a verdade e a vida”, destaca Thiago.
A Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, que lembrou aos jovens a necessidade de seguir a cristo e tomar a sua cruz. “Meus jovens, façam com que Cristo seja uma presença maior nas suas vidas!”. Dom Wilson contou que a presença dos jovens no encontro é essencial para o crescimento da fé e conhecimento de movimentos distintos.
“O seguimento a Cristo não é oba-oba, é tomar a cruz de Cristo. É um caminho de calvário para deixar os desejos que se contrapõe a Cristo sejam assim crucificados com ele.” afirma Dom Wilson.
No período da tarde, foram realizadas oficinas que abordaram temas como congregações, movimentos e novas comunidades. Brenda Werner Klein, da Comunidade Shalom, comentou que a proposta de reunir os jovens da Arquidiocese, cada um com sua particularidade, torna ainda mais interessante para o crescimento da Igreja.
Richard Lopes Correia, da Forania de Camboriú, conta a primeira participação dele na JAJ foi em 2011 e percebeu que é o momento de viver Cristo. “O evento é maravilhoso, pois é a afirmação da juventude ser protagonista e acreditar que ela pode alcançar muitas coisas com a fé e a graça de Deus”, acrescenta o jovem.
Para encerrar a JAJ, um show foi realizado com o Ministério de Música Sopro de Vida, da Paróquia Santo Antônio, São José. O público pôde sentir o amor e presença do Senhor através das músicas e do momento de Adoração ao Santíssimo, conduzido pelo vigário da Paróquia São João Evangelista, Pe. Philipe Damazo.
A coordenação do Setor Juventude é composta pelo Assessor Eclesiástico, Pe Ewerton Gerent, coordenador da Região Sul, Matheus Crispim, coordenadora da Região Norte, Carla Beatriz Corrêia, e os representantes de pastorais, movimentos e comunidades eclesiásticas.
Matheus Crispim, Pe. Ewerton Gerent e Carla Beatriz Corrêia
O jovem Matheus Crispim, em nome da coordenação, agradeceu a todos que ajudaram na organização do encontro:
“Há quase um ano quase a gente vinha rezando, pensando e construindo a JAJ. Não só a coordenação, mas todos os representados do setor da juventude pensaram neste evento em conjunto. Temos que agradecer a Deus por tudo aquilo que Ele proporcionou, mas também agradecer a todos aqueles que ajudaram para que o evento fosse bem sucedido”, ressalta Crispim.
Por Vitória Horn
Fotos: Altieste Carlos Schmidt, Sabrina Franzosi, Carlos Dill.
Fonte: Site Arquidiocese de Florianópolis.