Menu fechado

Na 58ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Wilson fala sobre a pandemia e a Arquidiocese

No dia 15 de abril ocorreu a quarta coletiva de imprensa da 58ª Assembleia Geral da CNBB. Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC) junto a Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), partilhou os aspectos pastorais e sociais da pandemia do novo Coronavírus. Também participou da coletiva, o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva, presidente da Cáritas Brasileira e 2º vice-presidente da CNBB.

Para Dom Leonardo Steiner, a falta de informação da população e as dificuldades enfrentadas no sistema de saúde foram os fatores agravantes desta situação. Com celebrações suspensas presencialmente em vários momentos e atendimento intensificado a funerais, o arcebispo de Manaus agradeceu pela solidariedade recebida de todo o país e de organizações internacionais.

Dom Wilson comentou sobre a participação do poder público no controle da pandemia. As ações de solidariedade desenvolvidas pela arquidiocese ocorreram junto com a população, que trabalhou em mutirão e atendeu várias frentes de auxílio. Cerca de 500 toneladas de alimentos foram distribuídos entre população de rua, desempregados, migrantes e demais necessitados. Também foi arrecadado material de higiene e equipamentos de proteção individual.

O arcebispo de Florianópolis observou que os números da pandemia em Santa Catarina ainda são altos. Devido ao relaxamento das restrições o número de vítimas aumentou e a situação se agravou. Dessa forma os hospitais ficaram comprometidos e houve falta de vagas nas UTIs.

O bispo de Roraima apresentou os impactos sociais da primeira fase da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, ‘Tempo de Cuidar’. Esta ação que está na segunda fase, visa prevenir o agravamento da pandemia e combater o aumento da fome em todo o país.

A Assembleia Geral da CNBB termina hoje, dia 16, e foi realizada de forma online devido à pandemia. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis nas mídias digitais da instituição.

Foto: Arquidiocese de Florianópolis.

Itens relacionados