Menu fechado

Prêmio Dom Afonso Niehues chega a sua 9ª edição

Anualmente a Arquidiocese de Florianópolis, por meio do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, realiza o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. A premiação está chegando em sua 9ª edição e seu objetivo é reconhecer o esforço e atuação de organizações sociais que atuam para amenizar a dor e o sofrimento de diversas pessoas, através de um espírito voluntário e solidário estendendo a mão para quem mais precisa.

A premiação faz parte da programação de comemoração pelo dia de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado e da ilha de Florianópolis. Nesta edição o prêmio será realizado no Provincializado da Divina Providência no centro de Florianópolis. Como de costume será celebrada uma missa em ação de graças, às 18h15, e em seguida a cerimônia de premiação a partir das 19h30.

A cada edição são premiadas organizações sociais que se destacaram em 3 categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. O vencedor de cada categoria recebe um troféu e um prêmio de 7 mil reais, a fim de auxiliar na melhora dos trabalhos desenvolvidos pela organização em favor dos irmãos mais vulneráveis. Também são homenageadas três pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem para a promoção da cultura da solidariedade.

Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS)

É um fundo solidário permanente, composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada no Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais da Arquidiocese de Florianópolis.

A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB aprovou a iniciativa, durante a sua 36ª Assembleia. O objetivo do FAS é 1) apoiar iniciativas que apontem para a superação das estruturas de pobreza e injustiça; 2) estimular e favorecer a construção de relações solidárias e não discriminatórias; 3) favorecer a criação de projetos alternativos de geração de trabalho e renda; 4) incentivar projetos sociais referentes aos temas da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Fonte: Comunicação ASA – Giovanna D. Meyer

Itens relacionados