São Lourenço nasceu em Brindisi, no sul da Itália, em 1559, com o nome de César de Rossi. Perdeu o pai ainda criança e foi educado pelos franciscanos conventuais. Mais tarde, entrou para os Capuchinhos, onde adotou o nome de Lourenço. Dotado de inteligência notável e profunda piedade, foi ordenado sacerdote e tornou-se um dos maiores pregadores e teólogos de seu tempo.
Era fluente em várias línguas – latim, grego, hebraico, francês, alemão – o que lhe permitiu dialogar com judeus, protestantes e estudiosos. Atuou como missionário e diplomata, sendo enviado como emissário da Santa Sé a diversos países. Em 1601, liderou espiritualmente um exército cristão que enfrentou os turcos na Hungria, portando apenas um crucifixo como arma. Foi também ministro geral da Ordem Capuchinha e trabalhou intensamente pela unidade da Igreja.
Suas obras teológicas foram reunidas em 15 volumes e revelam grande conhecimento da Sagrada Escritura. Em 1959, foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa João XXIII. São Lourenço nos inspira pela união entre estudo profundo, ardor missionário e vida de oração fervorosa.
Frases de São Lourenço de Brindes (clique para gerar a imagem)
Era um soldado romano do exército de Aurelius. Recebeu Santa Julia de Troyes como escrava e espólio de guerra (muito comum naquela época). Ela o converteu ao cristianismo e mais tarde ele foi preso junto com São Jucundinus e Santa Julia que foram torturados para renegarem a sua fé. Como não o fizessem, foram duramente martirizados publicamente durante as perseguições do Imperador Aurelius. Como, milagrosamente, não parecia sofrer durante o martírio e continuava a cantar hinos de louvor a Jesus o proconsul encarregado do martírio, furioso mandou que fosse decapitado em Troyes, Gaul (hoje França) e suas relíquias estão guardada no Convento de Jouarre, França. Sua festa é celebrada no dia 21 de julho.
Frases de São Cláudio de Troyes (clique para gerar a imagem)