Menu fechado

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebra Missa pelo 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Procissão de entrada com o cartaz da Semana de Comunicação no Brasil. | Fotos: Rafael Camargo – Portal A12

Procissão de entrada com o cartaz da Semana de Comunicação no Brasil. | Fotos: Rafael Camargo – Portal A12

Uma celebração eucarística marcou o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no último domingo, 21 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor. A missa pelos comunicadores foi realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e presidida pelo bispo de Campo Limpo (SP) e novo presidente da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Valdir José de Castro.

A missa é o ponto alto da Semana da Comunicação, promovida pela Pascom Brasil e parceiros, para celebrar o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como tema: “Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate” (Ef 4,15). A temática está ligada à do ano de 2022 – “Ouvir com o ouvido do coração”, e faz parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.

A iniciativa contou com transmissão das emissoras de inspiração católica: Aparecida, Rede Vida, Horizonte e Imaculada, além da TV Cultura e também das redes sociais da CNBB. Durante a missa, em sua homilia, dom Valdir ressaltou que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023 nos interpela a seguirmos o primeiro mandamento da Lei de Deus, que é o de justamente – amar a Deus sobre todas as coisas; e, na sequência, questionou se as pessoas falam, atualmente, com amor.

“Como é a nossa fala, como é a nossa comunicação? A partir de dentro de casa, da família, nós falamos com amor?! Penso que essa mensagem desse ano ela tem muita relação com a do ano passado cuja temática era “Escutar com o ouvido do coração”. E o que isso significa? Se a gente não escuta com o coração é muito difícil a gente falar com o coração; falar aquilo que é verdadeiro, que é bom. Isso não significa que não devemos falar a verdade, porque as vezes a verdade pode machucar o outro, mas existe tantas formas de falarmos a verdade sem machucar o outro, e as vezes comunicando com amor”, disse em sua homilia.

Escutar e falar com o coração

Dom Valdir relembrou que as duas mensagens, tanto a de 2022 como a de 2023, também tem a ver com a de 2021, na qual o Papa nos convoca a comunicarmos a partir da realidade onde as pessoas estão inseridas. “A mensagem nos convocava a ver onde a pessoa está, a ver como está a situação dela, o que ela está vivendo para a partir disso nós escutarmos com o coração e falarmos com o coração”, elucida o bispo.

Ele também reiterou uma fala do Papa no qual ele aponta que “de uma escuta sem preconceitos, atenta e disponível nasce um falar segundo o estilo de Deus que se sustenta de proximidade, de compaixão e de ternura”.

“Depois ele diz que na Igreja temos urgente necessidade de uma comunicação que inflame os corações”, complementa dom Valdir.

Na sequência, dom Valdir destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes da Pascom, da Signis, e todos aqueles que exercem suas atividades nos meios de comunicação da Igreja e também nos meios laicos. E pediu, ainda, para que esses profissionais exerçam “uma comunicação que inflame os corações, que seja bálsamo nas feridas, e ilumine os caminhos das irmãs e dos irmãos”.

“Uma comunicação eclesial que saiba deixar se guiar pelo Espírito Santo, porque quando a comunicação é guiada pelo Espírito Santo começamos a escutar e a falar com o amor”, disse.

Fonte: CNBB com informações e foto do Portal A12.

Veja a homilia de dom Valdir na íntegra:

Itens relacionados