A Campanha da Fraternidade 2019 será homenageada em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), no próximo dia 11 de março. A homenagem é uma proposição do deputado estadual Pedro Baldissera (PT-SC) e visa trazer para a casa legislativa uma reflexão mais aprofundada sobre as Políticas Públicas, tema da Campanha que é realizada em toda a Igreja Católica no Brasil.
Na Sessão, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com várias Pastorais, entidades e pessoas serão homenageadas pela luta e serviço na defesa das Políticas Públicas em Santa Catarina. Os bispos das dez Dioceses catarinenses também estarão presentes no evento.
A Campanha da Fraternidade
O papa Francisco, na ‘Mensagem da Quaresma’ para o ano de 2015, disse que “a quaresma é um tempo favorável para os cristãos saírem da própria alienação existencial”. Levando em conta a indicação do santo padre, a Igreja no Brasil vê a necessidade, no tempo quaresmal, da discussão sobre o papel do Estado como garantidor de políticas sociais, previstas na Constituição Federal, e o papel de cada cidadão e cristãos neste processo.
A Campanha da Fraternidade 2019 tem como objetivo geral ‘estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade (pg. 18 do Texto-Base)’. O Regional Sul 4 da CNBB vem se preparando desde outubro de 2018, através de formações, seminários e distribuição de materiais para a vivência da Campanha que tem início na Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março. A Sessão Especial é aberta à participação de todos os interessados.
Serviço
O que: Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2019.
Data: 11 de março de 2019.
Horário: 19h.
Local: Plenário Deputado Osni Régis – ALESC, Palácio Barriga Verde, Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, centro, Florianópolis (SC).
Fonte: CNBBSul4.