Menu fechado

Afresco de São Tomás de Aquino é destaque na celebração da memória do santo.

Um afresco que seria representação mais antiga de São Tomás de Aquino, foi descoberto recentemente durante a restauração da Basílica de Santa Maria Novella (Nova), Florença/Itália, uma das mais importantes cidades para os Dominicanos, ordem a qual o santo pertencia.

O afresco de 1323, já restaurado, está no centro das celebrações, neste que dia em que se celebra a memória do Doutro Angélico. O santo é assim chamado, pois se tornou o maior nome da escolástica medieval e o mais venerado dos doutores da Igreja. Em seus textos e estudos conseguiu conciliar a razão aristotélica e a fé cristã, em uma elaborada apresentação da teologia natural.

Mais especialmente neste ano, a Ordem dos Pregadores, conhecidos comumente como Dominicanos, celebra seu jubileu pelos 800 anos de nascimento de seu fundador, São Domingos de Gusmão e os oito séculos da chegada dos frades dominicanos na pequena igreja de Santa Maria delle Vigne (das Vinhas), onde a atual Basílica foi construída em 1279.

A Comunidade Católica Abbá, Pai, tem São Tomás de Aquino como um de seus baluartes. Através de sua vida e obra, tem sua missão pastoral direcionada, principalmente, para a formação laical, com ênfase à centralidade da fé cristã, para serem agentes de formação para a comunidade, testemunhas conscientes do Amor de Deus.

Neste dia, louvamos a Deus pelo exemplo do nosso santo baluarte, pedimos sua interseção, a fim de que alcancemos as graças de Deus, ao transmitir o amor divino àqueles que nos buscam, através de nossos atos e palavras.

São Tomás de Aquino, Rogai por nós!

Itens relacionados