Menu fechado

Arquidiocese participa de evento da CNBB em Brasília

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Casa Dom Luciano foi palco de um encontro de grande relevância para os fiéis católicos de todo o Brasil, em preparação para o Ano Santo, sob o tema “Peregrinos da Esperança”. Mais de 280 pessoas, incluindo bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas, reuniram-se para participar de um evento de dois dias promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Regional Sul 4 esteve presente com 11 representantes de diversas dioceses de Santa Catarina, entre elas, da Arquidiocese de Florianópolis.

O destaque ficou por conta da presença de Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e coordenador do próximo Jubileu de 2025. Dom Rino compartilhou reflexões instigantes sobre o significado do Jubileu, detalhando os preparativos e a organização do evento em Roma. Além disso, reservou um tempo valioso para ouvir e dialogar com os presentes, abordando suas dúvidas e inquietações.

O subsecretário ajdunto de Pastoral da CNBB, Pe. Jânison de Sá Santos,  idealizador do encontro, expressou profunda gratidão à CNBB por aprovar e incentivar este evento. Ele ressaltou a importância de disseminar as discussões e conclusões deste encontro em todas as instâncias da Igreja, destacando o compromisso da Equipe Nacional de Animação do Jubileu em apoiar o processo e a execução deste evento.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers,  agradeceu calorosamente a presença de Dom Rino Fisichella, ressaltando-a como um sinal de comunhão com o Papa Francisco e com a Igreja universal. Reconheceu o esforço de todos os envolvidos no evento e reafirmou o compromisso contínuo da CNBB em melhorar suas estruturas e serviços pastorais para melhor acolher todos os que visitam Brasília, especialmente na Casa Dom Luciano.

Agradecimento de Dom Fisichella

Ao encerrar os dois dias de atividades, Dom Rino expressou sua gratidão pelo convite e pelo interesse demonstrado por todos. Destacou que o Jubileu, embora celebrado a cada 25 anos, não é uma solução para todos os problemas pastorais da Igreja, mas sim um momento para rezar, refletir sobre a esperança e buscar respostas à luz da fé para a caminhada dos crentes e das comunidades.

O evento contou também com a participação do arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva. Como coordenador da animação do Jubileu 2025 no Brasil, o arcebispo enfatizou a importância do diálogo e da unidade dentro da Igreja, ressaltando o compromisso das Igrejas locais e da CNBB em atender às necessidades atuais da evangelização.

Dom João recordou a importância da Campanha da Fraternidade de 2024, que promove a fraternidade e a amizade social como instrumentos de conversão e transformação social. Ao concluir o encontro, Dom João incentivou os participantes a viverem a mensagem da Campanha da Fraternidade como um caminho de conversão, recordando o exemplo de Maria e abençoando todos os presentes.

Calendário geral do Jubileu 2025

DEZEMBRO 2024
24 Dezembro: Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro

JANEIRO 2025
24 – 26: Jubileu do Mundo das Comunicações

FEVEREIRO 2025
8 – 9: Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança
16 – 18: Jubileu dos Artistas
21 – 23: Jubileu dos Diáconos

MARÇO 2025
8 – 9: Jubileu do Mundo do Voluntariado
28: 24 horas para o Senhor
28 – 30: Jubileu dos Missionários da Misericórdia

ABRIL
05 – 06: Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde
25 – 27: Jubileu dos Adolescentes
28 – 30: Jubileu das Pessoas com Deficiência

MAIO
1 – 4: Jubileu dos Trabalhadores
4 – 5: Jubileu dos Empresários
10 – 11: Jubileu das Bandas Musicais
16 – 18: Jubileu das Irmandades
24 – 25: Jubileu das Crianças
30 Maio – 01 Junho: Jubileu das Famílias, dos Avós e dos Idosos

JUNHO
07 – 08: Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades
09: Jubileu Santa Sé
14 – 15: Jubileu do Desporto
20 – 22: Jubileu dos Governantes
23 – 24: Jubileu dos Seminaristas
25: Jubileu dos Bispos
26 – 27: Jubileu dos Sacerdotes
28: Jubileu das Igrejas Orientais

JULHO
28 Julho – 03 Agosto: Jubileu dos Jovens

SETEMBRO
15: Jubileu da Consolação
20: Jubileu dos Operadores de Justiça
26 – 28: Jubileu dos Catequistas

OUTUBRO:
05: Jubileu dos Migrantes
08 – 09: Jubileu da Vida Consagrada
11 – 12: Jubileu da Espiritualidade Mariana
18 – 19: Jubileu do Mundo Missionário
30 Outubro – 02 Novembro: Jubileu do Mundo Educativo

NOVEMBRO
16: Jubileu dos Pobres
21 – 23: Jubileu dos Coros

DEZEMBRO
14: Jubileu dos Reclusos

A programação pode ser encontrada no site www.iubilaeum2025.va 

Com colaboração do Pe. Tiago Síbula – Assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB
Equipe de Comunicação do Encontro “Preparando o Jubileu 2025”

Fonte: site Arquidiocese de Florianópolis.

Itens relacionados