Menu fechado

Declaração de Bento XVI na Conferência de Aparecida ainda ressoa após 15 anos

A Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Aparecida, em 2007, completa 15 anos em 2022. O bispo emérito de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini, recorda a declaração do Papa Bento XVI reafirmando a opção preferencial pelos pobres, o que foi “favorável à caminhada da Igreja na América Latina”.

Disse Bento XVI na abertura da Conferência de Aparecida: “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,9)”.

Para dom Demétrio Valentini, que foi um dos delegados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na ocasião, “não poderia haver uma declaração mais favorável à caminhada da Igreja na América Latina. A opção preferencial pelos pobres não poderia ter um apoio tão claro vindo de um Papa que é um grande teólogo, Bento XVI”.

Segundo a partilha de dom Demétrio, a declaração de Bento XVI no início “foi muito positiva, de alívio e de confiança que contagiou todos os participantes. Ao contrário da Conferência de Santo Domingo, realizada com muitas tensões internas”.

O bispo também ressaltou como fatores favoráveis “que ajudaram a criar um ambiente propício de conferência” o local do encontro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a proximidade com os peregrinos e com as famílias da região, que acolheram os participantes, além do grupo de teólogos que ajudavam os bispos na elaboração do texto.

Mas o “fato mais decisivo”, segundo dom Demétrio, foi a comissão central presidida pelo cardeal Jorge Mário Bergoglio, que seria eleito Papa poucos anos depois.

“O que a gente percebeu dessa comissão: que aceitava as contribuições vindas dos grupos, que os grupos se sentiram mais desafiados ainda a caprichar no trabalho, o que resultou com um texto muito favorável, conhecido como o texto de Aparecida. Da minha parte, é uma alegria ter participado de um momento tão importante para a caminhada da Igreja na América Latina e do Caribe”, disse.

Fonte: CNBB.

Itens relacionados