Menu fechado

Dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio

 

Nascido Fernando Antônio de Bulhões, em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195, Santo Antônio era de família nobre, filho único de um oficial do exército real.

Quando tinha 19 anos foi para o Mosteiro de São Vicente, da congregação de Santo Agostinho, mesmo contra a vontade do pai, onde morou por 2 anos. Transferido para Coimbra para aprimorar os estudos, fica lá por 10 anos, onde foi sua ordenação sacerdotal. Com profundo estudo sobre a oração, também despertou-lhe o dom da palavra e grande conhecimento e poder de pregação.

Padre Antônio então conhece os franciscanos e o fervor e radicalidade com que viviam o Evangelho fez com que ele se torna-se Frei Antônio indo morar no mosteiro de São Francisco de Assis.

Desejou evangelizar no Marrocos mas uma enfermidade o forçou a voltar no meio do caminho. A viagem de volta foi desviada para a Itália onde conhece São Francisco de Assis em um encontro com mais de 5 mil franciscanos. Após este encontro, permanece 15 meses como eremita no monte Paolo. São Francisco vê os dons de Deus em Santo Antônio e lhe dá a missão de ser o formador teológico dos irmãos do mosteiro.

Enviado a Roma pela ordem franciscana, Papa Gregório IX, ficou impressionado com sua eloquência e inteligência e o chama de Arca do Testamento. Nomeado primeiro leitor de Teologia da Ordem por São Francisco, mandou-o estudar teologia para aprimorar seus dons.

Seu falecimento ocorreu aos 36 anos, em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231. Tendo ocorridos muitos milagres depois de sua morte, foi beatificado e canonizado após onze meses

Padroeiro de Portugal, Doutor da Igreja, sua devoção permanece até os dias de hoje, na maioria da paróquias do Brasil, mesmo as que não são franciscanas ou que não o tem como padroeiro.

Itens relacionados