Menu fechado

Missa do Crisma é realizada nesta Quinta-Feira Santa, pela manhã

Neste dia 18 de Abril, Quinta-Feira Santa, pela manhã, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, foi realizada a Missa do Crisma onde ocorreu a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos dos Enfermos, do Batismo e do Crisma e a Renovação dos Votos Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.

Sacerdotes diocesanos e das diversas congregações existentes em nossa arquidiocese, além dos diáconos ordenados, estavam presentes na celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck e concelebrada por Dom Vito Schlickmann.

Bernardo Elizandro da Silva Júnior, Alessandra Dias da Silva, cofundadores da Comunidade Católica Abbá, Pai, estiveram presentes na celebração em companhia do filho, Nathan Dias, seminarista que auxiliou na condução dos Santos Óleos ao altar.

Durante a homilia, Dom Wilson se dirigiu principalmente aos sacerdotes presentes e lembrou que o sim de cada um é semelhante ao sim de Maria, dado ao anjo, para que o plano da salvação pudesse vir ao mundo. Enfatizou que durante a caminhada com Cristo, nem tudo é perfeito, visto que até em sua vida terrena ocorreram imperfeições como a traição de Judas, a negação de Pedro e até a dúvida de Tomé.

Continuou com uma citação onde a Santíssima Trindade é um relacionamento de “pessoas” e não de “indivíduos” e se cada cristão se espelhar neste exemplo, todos serão também uma comunidade de pessoas e não somente de indivíduos.

Concluiu com o desejo de que todos estivessem cheios do Espírito Santo e agradeceu a presença dos sacerdotes em nome de todas as comunidades que eles atendem.

Em seguida, os padres fizeram a renovação dos votos sacerdotais e após a oração eucarística, realizou Benção do Óleo da Unção dos Enfermos. Depois da comunhão, foi realizada a Benção do Óleo dos Catecumenos, utilizada no Sacramento do Batismo e por fim chamou todos os sacerdotes do presbitério para a Bênção do Óleo do Crisma.

Antes do encerramento, o pároco da catedral, Pe. David Antônio Coelho , chamou todos os seminaristas, com a lembrança de que estes são o futuro da nossa Igreja e convidou a todos para cantarem juntos “Tu És a Razão da Jornada”.

Dom Wilson deu a bênção final e na saída os sacerdotes receberam uma lembrança da arquidiocese. Em seguida todos se dirigiram às suas paróquias para se prepararem para o Tríduo Pascal que inicia logo mais, com a Missa da Quinta-Feira Santa onde se recorda a instituição da Eucaristia e cerimônia do Lava-Pés.

Itens relacionados