Menu fechado

Novo passo para beatificação de servo de Deus Marcelo Henrique Câmara

O ano de 2024 promete grandes momentos no andamento da causa de beatificação do catarinense Marcelinho Câmara.

No próximo dia 20 de março será inaugurado o Memorial Marcelo Henrique Câmara, marcando os 16 anos de falecimento do Servo de Deus e no dia 06 de abril será realizada a solenidade de conclusão da fase Arquidiocesana da Causa de Beatificação. Em seguida, o processo seguirá para o Vaticano onde seguirá na fase romana.

Segundo Padre Vitor Feller, postulador da fase arquidiocesana, o objetivo é que o memorial seja um local de oração e peregrinação para que os fiéis busquem a intercessão do servo em suas próprias vidas e necessidades materiais e espirituais. Além disso, o local poderá abrigar relíquias e documentos relacionados a graças e milagres atribuídos à intercessão de Marcelo, fortalecendo a fé daqueles que os testemunharam.

“Estamos muito ansiosos pois este é um momento muito importante para a causa que depois terá o processo enviado para o Vaticano para o início da fase romana”, declara Marizete Polli, presidente da Associação Marcelo Henrique Câmara (MHC).

Os dois eventos acontecem no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia de Ingleses, em Florianópolis, onde está o túmulo do Marcelo.

A obra será realizada com a ajuda dos fiéis devotos. As contribuições podem ser realizadas no PIX: financeiro.amhc@gmail.com , conta CC 18.051-3 BB Ag 4428-8 CNPJ 32.188.231/0001-67

Sobre o processo

Em 2018 foi realizado o pedido de abertura do processo de beatificação e entregue ao Arcebispo de Florianópolis.

Em 2019 foi feita a consulta à CNBB Regional Sul 4 sobre a relevância da causa para a Igreja, publicado o edital da causa na Arquidiocese e recebido o Nihil obstat (nada obsta) da Santa Sé.

Em 8 de março de 2020, pouco antes do início da pandemia, foi realizada a Convocação da Primeira Sessão do Tribunal Eclesiástico com a abertura do processo de beatificação do Servo de Deus.

De 2020 a 2023 ocorreu a instrução do inquérito diocesano pelo Tribunal Eclesiástico: oitiva de testemunhas e coleta da prova documental.

Próximos passos Após a Sessão Solene de Encerramento da etapa arquidiocesana da causa que será realizada no dia 6 de abril, o processo será enviado para o Vaticano para o início da fase romana. Nesta fase os especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos examinam a causa, o Vaticano reconhece as virtudes heroicas do Servo, que recebe o título de Venerável, a intercessão por um milagre é comprovada, o parecer é encaminhado ao Papa que beatifica o Venerável, que recebe o título de Beato. Em seguida a intercessão por um segundo milagre é comprovada e então o Papa canoniza o Beato, que recebe o título de Santo da Igreja Católica.

Sobre Marcelo Câmara

Marcelo oferece um testemunho de vida incrível para os tempos atuais. Jovem, leigo, estudante de Direito, professor e promotor de justiça, deixou esta vida em 20 de março de 2008 com fama de santidade.

Em apenas 28 anos de existência, deu testemunho exemplar de vida cristã, vivendo de modo extraordinário os momentos ordinários da vida.

Após a conversão num retiro promovido pelo Movimento de Emaús, buscou santificar-se na vida ordinária, em meio às realidades temporais, celebrando as alegrias e carregando as cruzes da sua existência, tornando-se um verdadeiro apóstolo da juventude, sobretudo em meio aos grupos de jovens.

Participava da vida paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Ingleses, no norte da Ilha, onde era catequista de adultos e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

Dedicou-se ao máximo aos estudos e pesquisas no curso de Direito e, depois, no ensino, como professor titular no IES e professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mesmo em meio à doença, estudou com afinco para tornar-se promotor de justiça, cargo que exerceu por um ano com profissionalismo ético e dedicação evangélica.

Identificou-se com o sofrimento redentor de Cristo no oferecimento da sua enfermidade (leucemia), durante quatro anos.

“No começo deste terceiro milênio, em meio aos desafios de um mundo altamente secularizado, Marcelo nos confirma que a santidade é possível, e é um chamado para todos os estados de vida. É possível ser jovem, e ser santo. Mais que isso, é preciso!”, ressalta o postulador da causa, padre Vitor Feller.

A biografia “No Caminho da Santidade: a vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça”, pode ser adquirida pelo site www.marcelocamara.org.br. Está disponível também nas livrarias da Catedral, em Florianópolis.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.

 

Itens relacionados