Menu fechado

Procissão do Senhor dos Passos: fé e tradição que persiste há gerações

Com mais de 250 anos, a Procissão do Senhor dos Passos é considerada a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina. Na Capital, diversos ritos compõem essa devoção: a Lavação da Imagem; a Missa e a Procissão do Carregador; a Transladação das Imagens e a Procissão do Encontro com o Sermão.

A celebração acontece no 5º domingo da Quaresma. Em 2024, será no sábado, dia 16 de março, com início às 7h30, com Missa e Procissão do Carregador; às 17h, missa em honra do Senhor Jesus dos Passos e, às 20h, acontece o translado da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana.

No domingo, dia 17 de março, às 9h30, missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e, às 16h, encerramento com a Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Além da procissão na capital catarinense, podemos encontrar essa manifestação religiosa nas cidades de Itajaí, São José, Palhoça, Garopaba, Biguaçu, Porto Belo e Nova Trento.

Confira a programação aqui.

Fonte: site Arquidiocese de Florianópolis / Foto: Gustavo Huguenin.

Itens relacionados