Menu fechado

Relíquia de São Francisco de Assis peregrina na Arquidiocese de Florianópolis

A relíquia de São Francisco de Assis está em peregrinação pelas fraternidades da Ordem Franciscana Secular do Estado de Santa Catarina nestes meses de junho e julho de 2022. Na Arquidiocese de Florianópolis a peregrinação acontece em dois momentos: em junho, passando por várias fraternidades em Angelina e na cidade Santo Amaro; e em julho, nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú.

A peregrinação foi iniciada pelos estados do Norte e Nordeste do país e, com a pandemia, ficou parada no Rio Grande do Sul, reiniciando sua caminhada e entrando em Santa Catarina no dia 23 de maio, pela Fraternidade de Lages. A peregrinação ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular, completados em 2021 e interrompida pela pandemia.

A imagem foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália.

Passagem da imagem e da relíquia pela Arquidiocese de Florianópolis

Na Arquidiocese de Florianópolis, as Fraternidades em Angelina foram as primeiras a acolherem a peregrinação, de 20 a 24 de junho. Na programação, houve missas, visitas aos doentes e momentos de adoração e oração conduzidos pela Ordem Terceira.

A Paróquia de Santo Amaro recebeu a imagem e a relíquia entre os dias 25 e 29 de junho.

Nos dias 11 a 14 de julho, a Relíquia estará em Florianópolis, dividindo este período entre as Fraternidades da Igreja São Francisco, no Centro, e na Fraternidade Santa Rosa de Viterbo, da Trindade. De 15 a 18 de julho, estará em Balneário Camboriú.

Sobre a peregrinação

Com o nome de Ordem Terceira, a OFS foi fundada por São Francisco, destinada aos leigos e às famílias que desejavam e desejam seguir São Francisco e a sua espiritualidade de ser menor, ser humilde, querer sempre a paz entre todos, levar a esperança e a alegria de seguir a Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado.

As Fraternidades se reúnem mensalmente no Encontro Fraterno, momento de espiritualidade, de oração e estudo, de alegria e confraternização entre seus membros.

Em Santa Catarina há 26 fraternidades, espalhadas por todo o Estado, que constituem o Regional Sul 2 da OFS do Brasil.

Para acompanhar o cronograma completo da peregrinação, acesse o site da OFS: https://www.ofs.org.br/cronograma-da-peregrinacao.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.

Itens relacionados