Menu fechado

Santo do Dia

Santa Jane Frances de Chantal, conhecida também como Joana Francisca de Chantel.

Nasceu em 28 de janeiro de 1572 em Dijon, Burgundy, França e reunia todos os requisitos para ser uma santa. Aos cinco anos ela discutia com um herege sobre Jesus Cristo e Sua real presença na Eucaristia.

Era filha do presidente do Parlamento de Burgundy e quando ela fez 20 anos foi dada em casamento (como era costume da época) ao Barão de Chantal em 1592. Mãe de quatro filhos, ficou viúva aos 28 anos, quando o barão morreu em um acidente de caça. Tomando um voto pessoal de castidade ela passava o seu tempo em orações e recebeu uma visão do homem que no futuro seria o seu diretor espiritual. Na Páscoa de 1604 ela conheceu São Francisco de Salles e o reconheceu com sendo homem de sua visão. Ela tornou-se estudante e amiga de São Francisco e os dois se corresponderam durante anos.

No Domingo da Trindade, 6 de junho de 1610 ela fundou a Ordem da Visitação de Nossa Senhora em Annecy, França. A ordem era destinada a viúvas e mulheres leigas. Ela fundou 69 conventos.

A freiras da Visitação, como eram chamadas, hoje vivem uma vida contemplativa, ajudam mulheres pobres doentes, viúvas e ainda administram algumas escolas para jovens.

Ela passou resto de sua vida supervisionando a Ordem. Faleceu em 13 de dezembro de 1641 no Convento em Moulins, França e suas relíquias estão em Annecy, Savoy.

Foi beatificada em 21 de novembro de 1751 pelo Papa Benedito XIV, e canonizada em 16 de julho de 1767.

É padroeira das viúvas e dos pais separados de seus filhos. Nos Estados Unidos sua festa é celebrada no dia 18 de agosto, e na França no dia 12 de dezembro.

 

Frases de Santa Jane (clique para gerar a imagem)