Menu fechado

Um relacionamento de amor com Deus

Meu relacionamento com Deus é um relato pessoal do meu modo de ser e conversar com Ele. Na verdade, uma visão particular de quem é Deus e como Ele se relaciona conosco. Deus é amor, e acredito que o amor verdadeiro e incondicional d’Ele é livre. Por essa razão, em Seu interior há algo que nós seres humanos temos tanta dificuldade em compreender e colocar em prática: o respeito. Deus não quer marionetes (não nos obriga a amá-Lo), Ele quer a nossa livre entrega. Ele nos respeita, mesmo sem merecermos. E passa longe do Seu respeito a nossa falta de compreensão do Seu amor, porque nós, falhos que somos, queremos controlar, mandar, obrigar, exigir e, por fim, agir com violência contra os nossos irmãos.

Mas Deus é doce, é leve, é livre, é inteiro, é respeitoso. E este Deus poderoso, forte, único, onipotente é amor. Então, meu relacionamento com Ele se baseia no respeito de reconhecer tudo o que Ele é e faz, e na simples verdade de ser quem sou. O que quero dizer com isso? Ele sempre será Deus, o Todo Poderoso, e eu um ser humano fraco, pecador e miserável. Então, não são palavras bonitas, orações elaboradas, discursos ensaiados que irão me aproximar d’Ele. Ele sabe direitinho quem eu sou, por isso converso com respeito, com todo respeito que Ele merece, mas de forma simples, verdadeira e transparente. Deus é uma pessoa, ou melhor, três pessoas em uma só, e Ele está bem perto de você. É o único Ser em quem você pode confiar: por que fingir o que você não é, se Ele sabe? Por que ter orgulho diante de Deus? E ter vergonha d’Ele? Não adianta tentar enganá-Lo.

Quando falo com Deus (com frequência, porque acredito que Ele está sempre ao meu lado) exponho a minha verdade, a única que eu tenho: fraca, pequena e miserável. E confio que esse Deus, que é misericórdia, coração com a miséria, me ama tanto que vai me ouvir, me compreender, me corrigir. Mas essa correção não usa de violência e castigos. Sim, vamos sofrer as consequências das nossas más atitudes, mas se aceitamos o Seu amor, até neste momento tão difícil (do nosso “castigo”), Ele estará conosco. Porque, me diga: não foi Ele que carregou uma cruz, que nem merecia, por nós? Como podemos achar que Ele é mau? Para que ter medo d’Ele? Tudo que vem de Deus é bom, é graça, é amor verdadeiro.

Ao nos colocarmos diante d’Ele com humildade, como seres humanos falhos que somos, Ele nos engrandece. Quando somos fracos e simples diante de Deus, é Ele quem nos faz fortes e corajosos. “Coragem” nada mais é do que a junção de duas palavras muito presentes em nosso cotidiano: “coração + ação”, ou seja, “agir com o coração”. Só Deus pode nos ajudar a agir com amor, somente Ele nos dá a verdadeira “coragem”. Desejo que possamos nos colocar pequenos no colo do Pai, do Abbá Pai, nosso Papaizinho Querido, para que Ele nos faça fortes em respeito, em amor e em misericórdia, e assim conseguiremos viver a empatia, a compaixão, a solidariedade e a bondade em todos os tempos, a começar por hoje.

Com carinho,

Francyne Pereira Reis

Leiga Consagrada da Comunidade Abbá, Pai

Itens relacionados