Menu fechado

XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar tem sua programação divulgada

Foi divulgada a programação do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que será realizado de 26 a 28 de agosto, em Governador Celso Ramos (SC), na Arquidiocese de Florianópolis. O evento que marcará o reencontro dos agentes em âmbito nacional contará com momentos de oração, espiritualidade, palestras e testemunhos, iluminados pelo tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”.

O encontro vai aprofundar reflexões sobre a temática refletida durante o X Encontro Mundial das Famílias, realizado entre os dias 22 e 25 de junho, em Roma, os desafios do mundo de hoje e a sinodalidade. Será uma oportunidade de partilha de testemunhos e de histórias de famílias que tiveram seus membros elevados aos altares, como Santa Giana Beretta Molla, ou que estão em processo de beatificação, como o casal brasileiro Zélia e Jerônimo, já declarados Servos de Deus.

Programação

O evento terá início na sexta-feira, 26 de junho, com um momento de animação, às 17h, seguido da Missa de abertura, às 18h. A acolhida dos participantes e o credenciamento serão iniciados já às 15h.

No sábado, as atividades começam com a missa, às 7h30. Em seguida, uma palestra sobre o tema do encontro. Serão três ao longo do dia, intercaladas com testemunhos e outras apresentações.

Já no domingo, haverá um momento de espiritualidade, seguido de animação e, em seguida, a apresentação da equipe nacional da Pastoral Familiar, que contará com nova composição por conta da Assembleia Eletiva, que antecederá o Congresso.

As últimas atividades serão o anúncio do local do próximo Congresso Nacional da Pastoral Familiar e a missa de envio.

Confira a programação na íntegra:

Dia 26 de agosto – Sexta-feira
15h00 – Acolhida/credenciamento;
17h00 – Animação;
18h00 – Missa de abertura;
19h00 – Apresentação das autoridades;
20h00 – Palestra: “Os desafios do mundo de hoje para a Família Cristã”.

Dia 27 de agosto – Sábado
07h30 – Missa;
08h45 – Tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” 1Cor 13,2: “Se não tiver amor eu nada seria”;
09h45 – Testemunho;
10h30 – Palestra: “Família e Sinodalidade”;
13h30 – Animação;
13h40 – Palestra: “Família e Redes Sociais”;
14h20 – Teatro: “Zélia e Jerônimo”;
14h40 – Sala das vocações: “Família fonte de vocações: como a minha vocação surgiu da família;
16h00 – Testemunho;
16h30 – Palestra: “Amor em família: maravilhoso e frágil”;
17h30 – Teatro: “Viver com as famílias”.

Dia 28 de agosto – Domingo
Manhã voltada para assuntos pertinentes à Pastoral Familiar
07h30 – Espiritualidade;
08h15 – Apresentação da Equipe Nacional: Propostas, perspectivas;
10h30 – Anúncio do local do XVII Congresso e agradecimentos;
11h00 – Missa e envio.

Inscrições encerram dia 20 de julho

As inscrições para o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar encerram-se no dia 20 de julho e pode ser feitas em congressopastoralfamiliar.org.br/inscricoes. Sugestões de serviço de translado e hospedagem também podem ser encontradas em congressopastoralfamiliar.org.br/hospedagem.

“Amor Familiar: vocação e caminho de santidade” é o tema principal do congresso, que reunirá agentes da Pastoral Familiar de todo o Brasil presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia. Também são esperados para o evento membros de movimentos, associações e serviços familiares, além de organismos que atuam com as famílias. O lema do encontro é “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13, 2).

O evento é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar com a organização da Pastoral Familiar no Regional Sul 4. A Arquidiocese de Florianópolis é a anfitriã do XVI Congresso Nacional.

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.

Itens relacionados