Menu fechado

Santo do Dia

Nasceu em 469, em Vannes, Britanny, França. Nascido de uma família nobre na Bretanha.Filho piedoso. Monge aos 20 anos em Timcillac, mais tarde chamada de Saint Aubin em honra de Santo Albino. Indicado Abade em 504 onde ficou durante 25 anos. Bispo de Angers em 529. O costume naquele tempo permitia o casamento consangüíneo, (irmãos, primos primeiro grau, tios, sobrinhas, etc), mas Albino clamava como incesto e lutou contra fazendo vários inimigos em muitas famílias poderosas que praticavam o casamento consangüíneo. Convocou o Concilio de Orleans em 538 o qual condenou esta prática e várias outras ofensas morais. A tradição conta que quando visitou Etheria, uma mulher que estava presa pelo Rei Childebert por dividas ao Estado a mulher se atirou aos pés de Albino e implorou por ajuda. Um guarda fez um movimento para bater nela, mas Albino apenas soprou nele e ele caiu morto. Etheria foi logo solta. De outra vez ele passou pela torre da prisão de Angers e ouviu gritos e gemidos de prisioneiros que eram maltratados.Ele pediu ao magistrado local para que fossem soltos, mas o magistrado recusou. Ele retornou a torre e orou em frente a ela e algumas horas depois um deslocamento de terra trouxe abaixo a torre e os prisioneiros escaparam, seguindo Albino para a igreja de São Mauricio onde eles mudaram sua vida e se tornaram cristãos modelos. Certa vez um homem com sérios problemas renais (talvez famosa e dolorosa pedra nos rins), gemendo de dor se aproximou de Abino, se prostrou a seus pés e implorou por ajuda. Abino o curou apenas com sua benção e oração. Talvez devido a isto, ele seja considerado o protetor dos aflitos com problemas renais. A Abadia de Santo Albino em Angier foi construída em sua memória. Faleceu em 1º de março de 549 e seu túmulo logo se converteu em local de peregrinação e vários milagres foram creditados sua intercessão. Por isso logo suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de São Germano em Paris. Sua festa é celebrada no dia 1º de março.

 

Frases de Santo Albino (clique para gerar a imagem)

    Alguns escrevem Santa Eudóxia. Viveu no primeiro século e morreu no ano de 100 DC e foi uma mártir no reinado do imperador Trajano ( 98 a 117 DC). Ela nasceu em Loele, Síria se converteu para o cristianismo e foi viver em Heliópolis um subúrbio do Cairo, Egito. Ela converteu sua casa em um pequeno hospital onde cuidava dos doentes pobres. Diz a tradição que lavava os doentes sem nunca ser sido contagiada e que alguns ela curava apenas com suas orações e sua benção. Assim logo ficou famosa e nas perseguições do imperador Trajano foi denunciada, presa e torturada para renunciar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Com não cedesse foi martirizada e após lançada as feras famintas. Milagrosamente os dois tigre na arena deitaram aos pés da santa. O procônsul encarregado do martírio, furioso ordenou que fosse decapitada. Segundo historiador Euzébio, vários espectadores se converteram ao cristianismo diante do espetáculo e vários anunciaram aos brados a sua conversão e foram também martirizados e decapitados.

     

    Frases de Santa Eudócia (clique para gerar a imagem)

      Também conhecido com David, o bretão Nasceu em 542 em Menevia ( agora Saint David) em Wales. Filho da realeza de Wes. Filho do Rei Sant de Wales do Sul. Neto de Ceredig, Principe de Cardigan. Tio do Rei Arthur. Padre. Estudou sob a direção de São Paulinus. Colaborou com as Santas Columba e Gildas e com São Finnigan. Missionário, notável pregador e fundador de vários monastérios. Ele fundou 12 monastérios de Croyland a Pembrokeshire, o último dos quais o Mosteiro de Mynynw, (Menevia) no sul de Wales que tinha regras muito duras baseadas nas regras dos monges egípcios. Após a sua notável contribuição ao Sínodo de Brevi em Cardiganshire ele foi escolhido o primaz da Igreja de Cambrian. Em seguida foi indicado Arcebispo de Caerleon em Usk. Diz a tradição que ao ser consagrado Arcebispo uma pomba desceu em seus ombros para mostrar que ele tinha a benção do Espírito Santo. Mudou a sede de sua Sé para Menevia. Presidiu o Sínodo de Brefi o qual condenou a heresia Pelagiana. Construiu a igreja de São José da Arimateia em Glastonbury. Após uma visão em seu monastério de Rhos Valley ele saiu com dois outros monges para Jeruzalem para ajudar o Patriarca de Jeruzalem. Enquanto ele pregava converteu vários pagãos e anti cristãos. A tradição diz que certa vez quando pregava a terra se ergueu no local onde ele estava para levanta-lo acima da multidão que ouvia, de modo que todos pudessem ouvi-lo melhor. Diz ainda à tradição que se o público não estava atento ou convencido ele simplesmente perdia a paciência e curava um cego, um paralítico ou um leproso, apenas com sua oração e benção para mostrar o poder de Jesus. Com isso converteu centenas. Faleceu de causas naturais em 601DC, em Mynyw, Wales. Foi canonizado pelo Papa Callistus II em 1120 DC. É o padroeiro dos pombos e de Wales (Pais de Gales). É especialmente venerado em Pembrokeschire. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado: 1) pregando em uma colina ou, 2) segurando sua catedral,, ou 3) como um homem de pé em um monte de terra com uma pomba nos ombros. Sua festa é celebrada no dia 1º de março

       

      Frases de São David de Wales (clique para gerar a imagem)