Santa Cristina, também conhecida como Cristina de Tiro ou de Bolsena, é uma jovem mártir venerada desde os primeiros séculos da Igreja. Segundo a tradição, nasceu numa família pagã, filha de um alto funcionário do Império Romano. Convertida ao cristianismo ainda adolescente, destruiu os ídolos da casa paterna e distribuiu suas riquezas aos pobres.
Por causa disso, foi brutalmente perseguida pelo próprio pai, que tentou fazê-la apostatar. Cristina foi submetida a diversos tormentos: açoites, afogamento, fogo, serpentes, rodas de ferro. Mesmo assim, sobreviveu milagrosamente a cada suplício, o que comoveu muitos e provocou conversões. Por fim, teria sido morta por flechas ou decapitada. Tinha entre 12 e 14 anos.
Seu culto se espalhou pela Itália e Oriente desde o século IV. É padroeira de Bolsena e protetora contra possessões e aflições espirituais. Sua vida manifesta a força da fé infantil e a coragem do testemunho cristão diante da violência e do medo.
Frases de Santa Cristina de Bolsena (clique para gerar a imagem)
também conhecida como santa Christina de Bolsena, ou Cristina de Anicci ou ainda Christina de Tyre (Phenicia). Uma mártir romana muito legendária .Viveu no terceiro século.Ela era um membro de uma família Romana Anicci e teria sofrido vários tormentos perto do Lago Bolsena, na Toscana, Itália. Durante as perseguições do Imperador Diocleciano, foi presa e martirizada para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Como Christina não cedesse, amarraram uma pedra no seu pescoço e a atiraram no lago Bolsena, mas a pedra flutuou milagrosamente. Sua língua foi cortada e foi atirada em uma fornalha por 5 dias. Quando a porta da fornalha foi aberta, ela saiu sem nenhum ferimento e com a língua normal. Acusada pelos sacerdotes pagãos de praticar magia negra, ela foi levada em frente ao deus Apolo no templo. Confiante nos seus poderes da fé ela ordenou que ele descesse do pedestal e caminhasse 15 passos para fora do templo, e a estátua obedeceu. Fizeram-na ingerir veneno e foi expostas a cobras venenosas, que em vez de pica-la enrolaram em seus pés. Quando um sacerdote tentou forçar uma delas a pica-la, a cobra se voltou e o matou. Finalmente, por ordem do magistrado, ela foi amarrada em um poste e atiraram várias flechas em seu corpo deixando-a para vir a falecer por hemorragia. Na arte litúrgica da igreja ela é representada segurando uma ou mais flechas ou com o corpo atravessado por várias flechas ou segurando um roda de moinho, ou uma pinça e com a palma do martírio em uma das mãos. Santa Cristina é a padroeira da cidade de Palermo, na Itália e também dos marinheiros. É também padroeira dos terapeutas e nutricionistas. Na Catalunha, Espanha, em um povoado chamado de Lloret del Mar (Costa Brava) há uma linda ermida dedicada a esta santa e os moradores teem a ela grande devoção. Lá, sua festa é celebrada com uma procissão marítima com mais de mil pessoas.
Frases de Santa Cristina de Bolsena (clique para gerar a imagem)