Menu fechado

Liturgia


18º DOMINGO - TEMPO COMUM

Que resta ao homem de todos os seus trabalhos?
Leitura do Livro do Eclesiastes 1, 2; 2, 21-23
'Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. '
Por exemplo: um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso, vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça.
De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol?
Toda a sua vida é sofrimento, sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.
Palavra do Senhor.
Vós fostes ó Senhor, um refúgio para nós.
Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, / quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou.
R.
Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: / De manhã ela floresce vicejante, / mas à tarde é cortada e logo seca.
R.
Ensinai-nos a contar os nossos dias, / e dai ao nosso coração sabedoria!Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos!
R.
Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia!Que a bondade do Senhor e nosso Deus / repouse sobre nós e nos conduza! / Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
R.
Esforçai-vos por alcançar as coisas
do alto, onde está Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3, 1-5. 9-11
Irmãos:
Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus;
aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres.
Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria.
Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir
e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento.
Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos.
Palavra do Senhor.
E para quem ficará o que tu acumulaste?'
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12, 13-21
Naquele tempo:
Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: 'Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo. '
Jesus respondeu: 'Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?'
E disse-lhes: 'Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens. '
E contou-lhes uma parábola: 'A terra de um homem rico deu uma grande colheita.
Ele pensava consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'.
Então resolveu: 'Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens.
Então poderei dizer a mim mesmo: - Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!'
Mas Deus lhe disse: 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?'
Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus. '
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PRESB. - SANTORAL

Eu te coloquei como vigia para a casa de Israel.
Leitura da Profecia de Ezequiel 3, 16-21
Naqueles dias,
a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
'Filho do homem, eu te coloquei como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, deverás chamar a atenção deles em meu nome.
Se eu disser ao ímpio que ele deve morrer, e não falares, chamando-lhe a atenção a respeito de sua má conduta, para que ele viva, o ímpio morrerá por própria culpa; a ti, porém, pedirei contas, do seu sangue.
Se, no entanto, depois de avisares um ímpio, ele não se afastar da maldade e de sua má conduta, ele morrerá por própria culpa, mas tu salvarás a tua vida.
Se um justo se afastar de sua justiça e cometer injustiças, eu porei um tropeço na frente dele e ele morrerá por não o teres avisado; ele morrerá por causa do próprio pecado, e a justiça que antes praticou não será levada em conta; de ti, porém, pedirei contas do seu sangue.
Por outro lado, se chamaste a atenção do justo, para não pecar, e ele não pecou, o justo viverá, porque foi avisado, e tu salvarás a própria vida'.
Palavra do Senhor.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, Pois comprovado é seu amor para conosco, R.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9, 35-10, 1
Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'
E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Palavra da Salvação.