Menu fechado

Liturgia


5ª-FEIRA DA 7ª SEMANA - TEMPO COMUM

Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
Este é o fim do que espera estultamente, / o fim daqueles que se alegram com sua sorte; são um rebanho recolhido ao cemitério, e a própria morte é o pastor que os apascenta.
R.
São empurrados e deslizam para o abismo. Logo seu corpo e seu semblante se desfazem, / e entre os mortos fixarão sua morada. Deus, porém, me salvará das mãos da morte / e junto a si me tomará em suas mãos.
R.
Não te inquietes, quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.
R.
Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / 'Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!'Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz!
R.
Vossa riqueza está apodrecendo.
Leitura da Carta de São Tiago 5, 1-6
E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.
Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças.
Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias.
Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso.
5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança.
Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
Palavra do Senhor.
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos,
do que, tendo as duas, ir para o inferno.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 41-50
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,
'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'. '
Pois todos hão de ser salgados pelo fogo.
Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros.
Palavra da Salvação.