Menu fechado

Liturgia


4ª-FEIRA DA 13ª SEMANA - TEMPO COMUM

Livra-me da balbúrdia dos teus cantos;
que a justiça seja abundante como água.
Leitura da Profecia de Amós 5, 14-15. 21-24
Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado.
Odiai o mal, amai o bem, restabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José.
'Aborreço, rejeito vossas festas, não me agradam vossas assembléias de culto.
Se me oferecerdes holocaustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício.
Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras.
Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta, como torrente perene. '
Palavra do Senhor.
A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
'Escuta, ó meu povo, eu vou falar; / ouve, Israel, eu testemunho contra ti: / Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!
R.
Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R.
Porque as feras da floresta me pertencem / e os animais que estão nos montes aos milhares. Conheço os pássaros que voam pelos céus / e os seres vivos que se movem pelos campos.
R.
Não te diria, se com fome eu estivesse, / porque é meu o universo e todo ser. Porventura comerei carne de touros? / Beberei, acaso, o sangue de carneiros?
R.
Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca?Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R.
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 28-34
Naquele tempo:
Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho.
Eles então gritaram: 'O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?'
Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos.
Os demônios suplicavam-lhe: 'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos. '
Jesus disse: 'Ide. ' Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas.
Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio.
Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da Salvação.

SANTA ISABEL DE PORTUGAL - SANTORAL

Também nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 14-18
Caríssimos:
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte.
Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si.
Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?
Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!
Palavra do Senhor.
É feliz quem respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.
Haverá glória e riqueza em sua casa, / e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos.
R.
Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! Ele não teme receber notícias más.
R.
Confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
R.
Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu pode
R.
Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores
de meus irmãos foi a mim que o fizestes.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25, 31-46
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa;
eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'.
Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?'
Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.
Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber;
eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'.
E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?'
Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!'
Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.