Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - ADVENTO

Uma estrela sai de Jacó.
Leitura do Livro dos Números 24, 2-7. 15-17a
Naqueles dias:
Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele,
e Balaão pronunciou seu poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos;
oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel!
Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas.
A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão'.
E Balaão continuou pronunciando o seu poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos,
oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel'.
Palavra do Senhor.
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada!Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
R.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura / e a vossa compaixão que são eternas!De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
R.
O Senhor é piedade e retidão, / e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho.
R.
Donde vinha o batismo de João?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21, 23-27
Naquele tempo:
Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?'
Jesus respondeu-lhes: 'Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?' Eles refletiam entre si: 'Se dissermos: 'Do céu', ele nos dirá: 'Por que não acreditastes nele?'
Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta. '
Eles então responderam a Jesus: 'Não sabemos. ' Ao que Jesus também respondeu: 'Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas.
Palavra da Salvação.