Menu fechado

Liturgia


6ª-FEIRA DA 17ª SEMANA - TEMPO COMUM

Todo o povo juntou-se contra Jeremias
na casa do Senhor.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 26, 1-9
No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia:
'Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra,
talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras.
A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei,
a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado,
farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra'.
Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor.
Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: 'Este homem tem que morrer!
Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: -'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?`' Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.
Palavra do Senhor.
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
Mais numerosos que os cabelos da cabeça, / são aqueles que me odeiam sem motivo; / meus inimigos são mais fortes do que eu; / contra mim eles se voltam com mentiras! / Por acaso poderei restituir / alguma coisa que de outros não roubei?
R.
Por vossa causa é que sofri tantos insultos, / e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, / como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador; / e os insultos de infiéis que vos ultrajam / recaíram todos eles sobre mim!
R.
Por isso elevo para vós minha oração, / neste tempo favorável, Senhor Deus! / Respondei-me pelo vosso imenso amor, / pela vossa salvação que nunca falha!
R.
Não é ele o filho do carpinteiro?
Então, de onde lhe vem tudo isso?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 54-58
Naquele tempo:
Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: 'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?
Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?'
E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: 'Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!'
E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
Palavra da Salvação.