Menu fechado

Liturgia


5ª-FEIRA DA 10ª SEMANA - TEMPO COMUM

Elias orou e o céu deu a chuva. (Tg 5, 18)
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 18, 41-46
Naqueles dias:
Elias disse a Acab: 'Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de muita chuva'.
Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos.
E disse ao seu servo: 'Sobe e observa na direção do mar'. Ele subiu, observou e disse: 'Não há nada'. Elias disse-lhe de novo: 'Volta sete vezes'.
É sétima vez o servo disse: 'Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem'. Então Elias disse-lhe: 'Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha'.
Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael.
A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor que o povo vos louve em Sião!
Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo.
R.
É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, / os seus sulcos com a chuva amoleceis / e abençoais as sementeiras.
R.
O ano todo coroais com vossos dons, / os vossos passos são fecundos; / transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto. / As colinas se enfeitam de alegria.
R.
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 20-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
Vósouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
Palavra da Salvação.