Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 11ª SEMANA - TEMPO COMUM

Nabot foi apedrejado e morto.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 21, 1-16
Naquele tempo:
Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria.
Acab falou a Nabot: 'Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor'.
Mas Nabot respondeu a Acab: 'O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais'.
Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: 'Não te cederei a herança de meus pais'. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada.
Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: 'Por que estás triste e não queres comer?'
Ele respondeu: 'Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha'.
Então sua mulher Jezabel disse-lhe: 'Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael'.
Ela escrefeu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot.
Nas cartas estava escrito o seguinte: 'Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo,
e subornai dois homens perversos contra ele, que dêem este testemunho: 'Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!` Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra'.
Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado.
Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo.
Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembléia, dizendo: 'Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei'. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas.
Depois mandaram a notícia a Jezabel: 'Nabot foi apedrejado e morto'.
Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: 'Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto'.
Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.
Palavra do Senhor.
Atendei o meu gemido, ó Senhor!
Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, / atendei o meu gemido!Ficai atento ao clamor da minha prece, / ó meu Rei e meu Senhor!
R.
Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, / não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer / perante os vossos olhos.
R.
Detestais o que pratica a iniqüidade / e destruís o mentiroso. / Ó Senhor, abominais o sanguinário, / o perverso e enganador.
R.
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 38-42
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!'
Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!
Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Palavra da Salvação.