Menu fechado

Liturgia


5ª-FEIRA DA 18ª SEMANA - TEMPO COMUM

Concluirei uma nova aliança
e não mais lembrarei o seu pecado.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31, 31-34
Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança;
não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo.
Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado'.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R.
Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso!Ensinarei vosso caminho aos pecadores, / e para vós se voltarão os transviados.
R.
pois não são de vosso agrado os sacrifícios, / e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, / não desprezeis um coração arrependido!
R.
Tu és Pedro.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16, 13-23
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. '
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. '
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus. '
Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!'
Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!'
Palavra da Salvação.