Menu fechado

Liturgia


SÁBADO DA 12ª SEMANA - TEMPO COMUM

Grite o teu coração ao Senhor,
em favor dos muros da cidade de Sião.
Leitura do Livro das Lamentações 2, 2. 10-14. 18-19
O Senhor destruiu sem piedade todos os campos de Jacó; em sua ira deitou abaixo as fortificações da cidade de Judá; lançou por terra, aviltou a realeza e seus príncipes.
Sentados no chão, em silêncio, os anciãos da cidade de Sião espalharam cinza na cabeça, vestiram-se de saco; as jovens de Jerusalém inclinaram a cabeça para o chão.
Meus olhos estão machucados de lágrimas, fervem minhas entranhas; derrama-se por terra o meu fel diante da arruinada cidade de meu povo, vendo desfalecerem tantas crianças pelas ruas da cidade.
Elas pedem às mães: 'O trigo e o vinho, onde estão?' E vão caindo como derrubadas pela morte nas ruas da cidade, até expirarem no colo das mães.
Com quem te posso comparar, ou a quem te posso assemelhar, Ó cidade de Jerusalém? A quem te igualarei, para te consolar, ó cidade de Sião? Grande como o mar é tua aflição; quem poderá curar-te?
Teus profetas te fizeram ver imagens falsas e insensatas, não puseram a descoberto a tua malícia, para tentar mudar a tua sorte; ao contrário, deram-te oráculos mentirosos e atraentes.
Grite o teu coração ao Senhor, em favor dos muros da cidade de Sião; deixa correr uma torrente de lágrimas, de dia e de noite. Não te concedas repouso, não cessem de chorar as pupilas de teus olhos.
Levanta-te, chora na calada da noite, no início das vigílias, derrama o teu coração, como água, diante do Senhor; ergue as mãos para ele, pela vida de teus pequeninos, que desfalecem de fome em todas as encruzilhadas.
Palavra do Senhor.
Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres.
Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre / e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais?Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, / desta tribo que remistes para ser a vossa herança, / e do monte de Sião que escolhestes por morada!
R.
Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: / no santuário o inimigo destruiu todas as coisas; e, rugindo como feras, no local das grandes festas, / lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos.
R.
Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário! / Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais!
R.
Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, / porque nos antros desta terra só existe violência!Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, / mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente!
R.
Muitos virão do Oriente e do Ocidente,
e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 5-17
Naquele tempo:
Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:
'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. '
Jesus respondeu: 'Vou curá-lo. '
O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.
Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz. '
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó,
enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. '
Então, Jesus disse ao oficial: 'Vai! e seja feito como tu creste. ' E naquela mesma hora o empregado ficou curado.
Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre.
Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo.
Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes,
para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 'Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades. '
Palavra da Salvação.

SANTOS PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA - SANTORAL

Nenhuma criatura será capaz de nos separar do amor
de Deus por nós, . manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 31b-39
Irmãos:
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Deus que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?
Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos?
Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós?
Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada?
Pois é assim que está escrito: 'Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro'.
Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!
Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas,
nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.
Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.
Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, / quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado / no furor de sua ira contra nós.
R.
Então as águas nos teriam submergido, / a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado / essas águas sempre mais impetuosas.
R.
O laço arrebentou-se de repente, / e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, / do Senhor que fez o céu e fez a terra!
R.
Por causa do meu nome,
vós sereis odiados por todas as nações.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 24, 4-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Cuidado, para que ninguém vos engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: `Eu sou o Messias!' E enganarão muita gente.
Vós ouvireis falar de guerras e rumores de guerra. Prestai atenção e não vos assusteis, pois essas coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim.
Com efeito, uma nação se levantará contra outra, e um reino contra outro reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares.
Mas tudo isso é o começo das dores.
Então os homens vos entregarão a maus tratos e à morte. E, por causa do meu nome, vós sereis odiados por todas as nações.
Muitos ficarão escandalizados, trairão uns aos outros e se odiarão.
Vão surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente.
A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos esfriará.
Mas, quem perseverar até o fim, esse será salvo'.
Palavra da Salvação.