Nasceu em 250 e foi indicado Bispo de Alexandria em 313 para suceder Santo Aquiles. Alexandre é famoso pela sua oposição a heresia Ariana, a qual dizia que Jesus não era Deus de verdade, mas que o Filho era apenas uma criatura e que teria havido um tempo que o Filho não teria existido.
Alexandre também é conhecido por sua doutrina apostólica e um dos seus maiores feitos foi treinar um jovem diácono de nome Atanásio que mais tarde foi celebrado e admirado por todo mundo cristão.
Alexandre foi gentil para com os arianos, mas foi determinado. Muitos o acusam, por isto, de ter compromissado a posição da Igreja, mas outros já dizem que ele foi impetuoso por causa de sua posição irredutível.
Durante muito tempo ele se dirigiu a Ário, tentando convencê-lo de seu erro antes de excomungá-lo, em 321 DC. A excomunhão foi confirmada no Sínodo de Alexandria. Sua Circular Episcopal sobre a Heresia Ariana sobreviveu ao tempo e é uma importante parte da literatura eclesiástica daquele período.
Como Bispo, Alexandre preferia os monges, nomeando preferencialmente aqueles que viviam como eremitas no deserto, visto que ele os considerava como modelo para suas ovelhas.
Também insistia na caridade para com os pobres na Diocese sob o seu controle. É tido como tendo escrito os primeiros Atos do Concílio de Nicéa em 325, onde o Arianismo foi formalmente condenado.
Faleceu na Alexandria em 328, dois anos depois que ele retornou do Concílio, tendo nomeado Atanásio como seu sucessor.
Frases de Santo Alexandre de Alexandria (clique para gerar a imagem)
Alguns o conhecem como São Nestor de Perge São Nestor (Bispo e Mártir de Magido) (Magido/Panfília ano 251) Pólio, governador de Panfilia e Frígia durante o reinado de Décio (249-250), a fim de cair nas graças do imperador, aplica cruelmente seu edito de perseguição aos cristãos. Nestor, bispo de Magido, gozava de grande estima entre os cristãos e os pagãos, e compreendeu que era necessário buscar lugares de refúgio para seus fiéis. Recusando-se se ocultar, o Bispo esperou tranqüilamente sua hora de martírio, e quando estava em oração, oficiais da justiça foram a seu encontro. Ano de 251- século III. Após um extenso interrogatório e ameaças de tortura, o Bispo foi enviado ao governador, em Perge. O governador tratou de convencer o santo -primeiro com elogios e depois com ameaças- de que renegasse a religião cristã, mas Nestor manteve-se firme no Senhor, sendo enviado ao potro, onde o carrasco desgarrava a pele das costas com o garfo. Diante da firme negativa do santo de adorar aos pagãos, o governador o condenou a morrer na cruz, onde o santo ainda teve forças para incentivar e exortar aos cristãos que o rodeavam. Sua morte foi um verdadeiro triunfo porque quando o Bispo expirou suas últimas palavras, tanto cristãos como pagãos se ajoelharam para rezar e louvar a Jesus. Festa celebrada no dia 26 de fevereiro.
Frases de São Nestor, o Bispo (clique para gerar a imagem)